quarta-feira, 12 de junho de 2013

A história das coisas

            O nosso mundo está rumando para um caminho sem volta, como foi mostrado no primeiro vídeo, a Terra passou por muitas transformações nos últimas 5 décadas, mais do que em todo o resto da história, e pelo que parece as coisas só tendem a mudar cada vez mais e mais rápido.
            Os cientistas dizem que em 100 anos nosso planeta será muito diferente do que é hoje, desastres virão em excesso, e a matéria prima faltara, pois há extração demasiadahoje em dia, para a produção de produtos que logo serão jogados fora. Mas o que eles dizem que acontecerá? Bom nosso mundo já vem sofrendo há muito tempo, o aumento da temperatura a destruição da camada de oxônio, o desmatamento, entre outras coisas,tudo isso contribuiu para um aumento de desastres naturais e doenças, mas não só desastres e doenças causadas por mudanças climáticas, há também o aumento de deficiências e problemas, que são causados pelo uso em excesso de produtos químicos, mas você já deve ter se perguntado por que eles usam tantos produtos químicos? Por que não diminuem seu uso? Há várias respostas para isso, os produtos alimentares hoje em dia sofrem muito mais do que antigamente para se desenvolverem, por isso é necessário o uso de produtos químicos, para que eles se desenvolvam e a colheita seja satisfatória, mas não para por ai, os alimentos industrializados também passam por outro problema, eles às vezes ficammeses em armazéns ou em prateleiras, e por isso estragariam, se não fosse pelo uso de “conservantes”, que são  produtos químicos  que agora tem a função de conservar o alimento para que ele aguente mais tempo sem estragar. A necessidade de ter que usar produtos químicos para que as plantas se desenvolvam já mostra que houve uma mudança.
            O simulador terrestre nos mostrou que em 100 anos o mundo vai sofrer com inúmeros desastres ambientais, mudanças climáticas que irão influenciar na geografia do nosso planeta, a desertificação de áreas antes férteis é um a coisa que já ocorre e vai passar a ocorre mais com o passar dos anos.  Ao que se deve isso? Ao desmatamento, a emissão de CO2 a produção de lixo exagerado, a poluição do ar e da água e ao uso de tóxicos que prejudicam o solo, além é claro da produção exagerada que acaba tonando o solo infértil, o que trás o uso de produtos químicos.
              Hoje em dia o consumismo está gerando diversos problemas, a crise econômica é um deles, mas o pior de todos e a destruição da natureza para a produção de produtos “descartáveis”, por que descartáveis? Porque como foi dito em “A história das coisas” a maioria dos produtos é usado apenas 6 meses, antes de ser jogado fora. Muitas vezes os fabricantes produzem o produto já pesando em meios de fazê-los inúteis após certo tempo, mas todos sabem que o visual dos objetos e a moda, mudam constantemente, essa mudança torna os produtos da moda “passada” obsoletos ou fora de moda, e as pessoas se veem obrigadas a comprar produtos novos, para voltar ao ciclo de compra e ao seu “mundo normal”, já que para elas isso é a coisa mais natural do mundo .
            Bom e por que isso é importante? Pelo simples motivo de que nosso mundo não pode sustentar esse ritmo frenético de produção e descarte de “coisas”. Assim sendo, se isso continuar nosso mundo está fadado ao declínio, a não ser que nos passemos por uma drástica  mudança no nosso modo de produção e na vida das pessoas que estão alienadas a ele. Mas á bom lembrar que a cada dia que se passa nos estamos mais perto do futuro que foi mencionado e não há como reverter isso, então, essa mudança deveria acontecer o mais rápido possível.
            Nosso sistema de compra e venda criou um mundo que não é insustentável, e nocivo para nós mesmo, doenças, pestes, aquecimento global, mutações genéticas, desertificação, desastres ambientais e outras coisas são muitos os problemas.
            E como poderíamos resolver esses problemas? Talvez se fizéssemos produtos novos em um ritmo menor, poderíamos usar uma quantidade de material menos, mas criar produtos melhores e até mesmo mais baratos, investir mais em desenvolvimento sustentável, e não prometer investir, e também nos adaptarmos ao que já está feito, e tentar combater o que for possível.
            Mas lembre, o futuro não depende só de você e suas ações, mas começa por ai. Então sejamos todos conscientes e comecemos por nós mesmo e não sejamos escravos consumistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário